Um asteroide chamado “2024 ON”, com aproximadamente 228 metros de largura, o equivalente ao tamanho de dois campos de futebol, se aproximará da Terra em setembro. Segundo o Virtual Telescope Project, o asteroide passará a uma distância de cerca de 995 mil quilômetros, ou 2,6 vezes a distância entre a Terra e a Lua, sendo considerado um sobrevoo seguro. A previsão é que ele seja visível do Hemisfério Norte.
A partir de 15 de setembro, os interessados poderão acompanhar a passagem do asteroide por meio de uma transmissão ao vivo, às 14h30 (horário do leste dos EUA). A aproximação de um objeto deste tamanho acontece, em média, uma vez a cada 10 anos, de acordo com o Virtual Telescope Project. Essa será uma oportunidade rara para os observadores do céu, especialmente no Hemisfério Norte.
Vale ressaltar que a NASA monitora constantemente os chamados Objetos Próximos à Terra (NEOs) para garantir a segurança do planeta. Asteroides maiores que 150 metros e que se aproximam a menos de 7,4 milhões de quilômetros são classificados como “potencialmente perigosos”. Embora “2024 ON” esteja a uma distância segura, sua passagem será observada.