segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Associação promove campanha para doação de medula óssea

A Associação de Combate ao Câncer de Votuporanga, em parceria com a Prefeitura, Câmara Municipal e Rotary Club 8 de Agosto, promove a partir do próximo dia 5 de maio…

A Associação de Combate ao Câncer de Votuporanga, em parceria com a Prefeitura, Câmara Municipal e Rotary Club 8 de Agosto, promove a partir do próximo dia 5 de maio a I Campanha de Cadastramento para Doação de Medula Óssea. A campanha é uma realização do Hospital do Câncer de Barretos Fundação Pio XII e visa levantar doadores de medula.

A campanha começa no dia 5 de maio, com uma palestra da chefe de captação do Hemonúcleo do Hospital de Câncer de Barretos, Naima Khatib, que vai detalhar os procedimentos para doação e outros detalhes. A palestra será às 10 horas, no plenário da Câmara Municipal. A entrada é franca.

A partir do dia 6 de maio, começa a divulgação do cadastramento de doadores de medula óssea, que será feito nos dias 6 e 7 de junho, por 45 funcionários do Hospital de Barretos que estarão na Praça Cívica e percorrendo indústrias da cidade. Pessoas entre 18 e 55 anos e que estão em bom estado de saúde podem ser doadoras de medula.

De acordo com a representante da Fundação Pio XII em Votuporanga, Ilza Pontes, é extremamente difícil encontrar doadores compatíveis de medula óssea, mesmo dentro da própria família, por isso o cadastro é importante. Os cadastros serão encaminhados ao Redome (Registro Nacional de Doares de Medula Óssea), facilitando assim encontrar doadores compatíveis. “As pessoas devem doar porque o transplante é a esperança de cura para pessoas com doenças que impedem uma produção sanguínea saudável”, afirma.

Notícias relacionadas