A Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócios (Apta) promove nesta quinta-feira, dia 27, em Cordeirópolis, o IX Dia do Limão Tahiti. Haverá palestras de técnicos e pesquisadores sobre as novidades da produção de limão, fruto cítrico de maior importância comercial no Brasil atualmente. As atividades em Cordeirópolis, sede do Centro de Citricultura “Sylvio Moreira”, começam às 8 horas, com encerramento previsto para o final da tarde.
Um dos destaques entre as palestras será a participação da Associação de Produtores de Lima Ácida Tahiti de Novo Horizonte, citada como um exemplo de sucesso nesta área do agronegócio. A associação faz parte do Projeto de Certificação e Marketing do Limão Tahiti, desenvolvido na região de Catanduva pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em São José do Rio Preto, em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Limão (ABPel). Os palestrantes serão Elizsabete de Lourdes Baleiro Teixeira Inácio, da Prefeitura de Novo Horizonte, e Wagner Antonio Jacometi, consultor e gestor do projeto pelo Sebrae-SP.
O projeto, iniciado em 2006, deve investir R$ 1,7 milhão e capacitar cerca de 200 produtores de seis municípios da região de Catanduva. O objetivo é orientá-los para que se enquadrem nas exigências dos mercados importadores. O programa está investindo também em ações de markenting para aumentar o consumo internacional. Estes seis municípios – Itajobi, Urupês, Pindorama, Uchoa, Sales e Novo Horizonte – possuem uma área de produção de quase oito mil hectares, mais de 1/5 do total de São Paulo, que é o maior produtor brasileiro.