A Associação de Amigos do Município de Fernandópolis entregou nesta quarta-feira ao Chefe do Poder Executivo, projeto para implantação de FATEC – Faculdade de Tecnologia.
A comissão, formada por empresários, comerciantes, profissionais liberais, representantes de Clubes de Serviço, Lojas Maçônicas e entidades, foi recebida no gabinete da Prefeitura, pelo prefeito Luiz Vilar e pela presidente da Câmara, Creusa Nossa.
O presidente da Associação de Amigos, Celso Spósito Reynaldo abriu a audiência explicando detalhes do projeto elaborado pela entidade. Segundo ele, a proposta entrou na pauta da Associação na primeira reunião de fevereiro. “Foi constituída uma comissão que levantou todos os dados e formatou o projeto. Fizemos isso sem alarde e, agora, com o produto pronto estamos fazendo a entrega ao Executivo e Legislativo para a ação política de reivindicação junto ao governo do Estado”, explicou.
O diretor da ETEC de Fernandópolis, Fernando José Pereira, explanou que a FATEC cabe dentro do projeto de desenvolvimento da região. “A ETEC foi o embrião do processo. A FATEC vem agora complementar para dar suporte ao desenvolvimento regional” acrescentou.
Jesiel Macedo, que coordenou a equipe, ressaltou que o projeto colocará Fernandópolis como exemplo para o País. “Nossa região está em processo de desenvolvimento. Pelo Índice de Desenvolvimento Humano, somos primeiro em Educação e Saúde. Não se desenvolve uma região sem inteligência e saúde. Esse projeto vem amarrar todos os pontos para alavancar esse desenvolvimento”, disse.
Macedo enumerou ainda fatores fundamentais para justificar o projeto: A duplicação da rodovia Euclides da Cunha, a instalação da ZPE, a ferrovia Norte-Sul, que vai se interligar em Fernandópolis, além do fato de Fernandópolis ser polo em educação e saúde. “Precisamos fazer a lição de casa, acreditar no projeto. O cavalo está arriado e temos que aproveitar”, enfatizou.
O secretário de Desenvolvimento do Município, LuÍs Antônio Arakaki, lembrou das ações desenvolvidas com parceiros para instalação da ETEC. “Todos devem se sentir orgulhosos da nossa ETEC que, através de parcerias conseguiu capitalizar investimentos de cerca de R$ 1,2 milhão para instalação de laboratórios. Agora chegou a hora de pensar na FATEC”.
Ao entregar o projeto ao Poder Executivo e Poder Legislativo, o presidente da Associação de Amigos, Celso Spósito Reynaldo acrescentou: “Esse projeto é o desejo de todas as entidades que formam a Associação de Amigos”.
Com o projeto em mãos, o prefeito Luiz Vilar destacou o compromisso com iniciativa: “Vamos cuidar de agendar a audiência para entregar essa reivindicação ao governador do Estado, Geraldo Alckmin e mobilizar políticos para apoio a esta reivindicação”. A presidente da Câmara, Creusa Nossa, enalteceu o trabalho e acrescentou: “Com todos juntos, ficamos mais fortes”.