Com a participação da secretária Nacional de Assistencial Social substituta, Drª. Valéria Goneli, a VI Conferência Municipal de Assistência Social foi aberta na noite de quarta-feira (15), no Centro Social.
Antes de proferir uma palestra sobre o tema “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”, ela fez parte da mesa principal, que foi presidida pelo Cabo Valter Pereira, vice-prefeito. Em seu pronunciamento, Valéria ressaltou a grande importância da promulgação, na semana passada, do projeto de lei do SUAS – Sistema Único da Assistência Social. “Estamos vivendo um profundo processo de conhecimento e produção para efetivar, de fato, a política de assistência social”.
O evento contou com a presença ainda do secretário da Assistência Social, Osmair Ferrari, do vereador Emerson Pereira, representante do Legislativo, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Nilza Moreira Alves, do representante do segmento de Trabalhadores da Política de Assistência – Social Adriano B. Domingos da Silva e da agente de Desenvolvimento Social, da DRADS, Glaucia Soares de Oliveira.
O projeto do SUAS foi a tônica do discurso de quase todos os integrantes da mesa, principalmente pelo fato de o relator ter sido o deputado federal João Dado. Sancionado no último dia 6 pela presidenta da República, Dilma Rousseff, o Suas institui o Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do sistema para estados, municípios e o Distrito Federal, além de garantir a continuidade do repasse de recursos aos beneficiários e para os serviços.
A VI Conferência prossegue nesta quinta-feira, com a discussão do tema central
“Avançando na Consolidação do Sistema Único de Assistência Social com a Valorização dos Trabalhadores e a Qualificação da Gestão, dos Serviços, Programas e Projetos e Benefícios” e dos eixos temáticos adotados este ano: Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS; Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; Fortalecimento da participação e do controle social e, Os Desafios do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.