A Prefeitura de Valentim Gentil assinou o termo de adesão se comprometendo a desenvolver ações para a melhoria do ensino. O acordo foi firmado no último dia 23 de outubro, durante o 2º Encontro do Arranjo Educacional, realizado pelo movimento “Todos pela Educação”, em Votuporanga. Assinaram o termo o prefeito Adilson Segura e a assessora de Educação e Cultura, Marly de Moraes e Yunis, representando o município, além do presidente-executivo do “Todos pela Educação”, Mozart Neves Ramos. Outras 16 cidades da região também se uniram à iniciativa.
O acordo determina que o município deverá trabalhar para que sejam alcançadas cinco metas até 2022: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos de idade; todo aluno com aprendizado adequado à sua série; todo jovem com Ensino Médio concluído até os 19 anos; e investimento em Educação ampliado e bem gerido.
Segundo o documento, são formas de compromisso efetivo: valorizar o professor e integrar escola, famílias e a comunidade; divulgar os resultados da Educação no município; acompanhar o uso dos recursos destinados ao setor; desenvolver projetos com foco nas cinco metas; incentivar o aumento da escolaridade e de desempenho escolar; Auxiliar as escolas na gestão e na melhoria da infraestrutura.
“Vamos fazer a nossa parte e contribuir para a melhoria da Educação no Brasil”, garante o prefeito Adilson Segura. Sob a administração do prefeito, o setor recebeu um investimento médio de 30% do orçamento do município. Nesse período, foi implantado o sistema de ensino apostilado, além da ampliação de atendimentos como o transporte de alunos e a merenda escolar. O resultado foi um aumento de 21% do alunado e, em igual proporção, do quadro de servidores da área.