Com o futebol europeu sob os holofotes do esporte mundial, mais e mais brasileiros estão seguindo os jogadores, times e ligas do outro lado do oceano. Além disso, a lista de craques nacionais atuantes nos times do Velho Continente não para de crescer, haja vista a Seleção que Tite levou para a Copa do Mundo do Qatar.
Naturalmente, quando os fãs de futebol viajam para a Europa, assistir a um jogo clássico está mais alto do que nunca na lista de prioridades dos turistas. Então, quais cidades são as melhores como destinos de futebol na Europa?
Uma boa cidade para o futebol europeu deve abrigar um ou dois times que possuem uma rica herança de vitórias, além de oferecer todo o apelo duradouro de um destino de viagem de primeira linha e, felizmente para os viajantes, há muitas delas.
Veja, então, quais cidades são simplesmente os melhores lugares para visitar na Europa para os fãs de futebol.
Barcelona, Espanha
Lionel Messi pode ter se mudado para Paris, mas Barcelona, na Espanha , ainda é um destino de elite para qualquer fã de um belo jogo de futebol. Dirija-se ao CampNou para ver o Barcelona FC – um clube que só perde para o Real Madrid em número de títulos conquistados na La Liga – jogar com seu rival Espanyol, que também faz parte da primeira liga do futebol espanhol. Em seguida, converse sobre os resultados com os moradores locais na praia, nos bares de tapasda cidade ou na fila de um dos vibrantes mercados locais.
Lisboa, Portugal
Lar de grandes times da Primeira Liga Portuguesa – equipes que conquistaram quase todos os títulos, Lisboa é o paraíso para os amantes do futebol. Tanto o Sport Lisboa e Benfica, com 37 títulos, como oSporting CP, com 19 títulos, têm proporcionado muitos momentos memoráveis ao longo dos anos. Fora do campo, a cidade e seus arredores são um tesouro de ruas sinuosas com vistas panorâmicas, belas praias, restaurantes e bares rústicos – alguns com música tradicional, como fado que toca na alma.
Manchester, Inglaterra
Uma cidade unida pela paixão ao futebol – assim é Manchester. Lar de dois dos times mais ilustres do mundo, Manchester United e Manchester City, além do Museu Nacional do Futebol da Inglaterra, esta cidade deve ser uma parada em qualquer viagem centrada no futebol. Desde que a Premier League foi formada em 1992-1993, os dois clubes se uniram para ganhar 19 dos 30 títulos concedidos. Uma visita às arenas Old Trafford ou EthiadStadium certamente será emocionante. A cidade também é lendária por sua música ao vivo e fica a uma curta viagem de trem do belo Parque Nacional PeakDistrict.
Londres, Inglaterra
Ainda na Inglaterra, Chelsea, Tottenham, Arsenal, West Ham,Fulham, Brentford, Crystal Palace. Isso é um total de sete dos atuais 20 clubes da Premier League que chamam Londres de casa, o que significa que as possibilidades são aparentemente infinitas nos fins de semana, ao longo da temporada, para assistir um deles ou talvez até um confrontando o outro. Mais uma razão pela qual Londres é um destino de estrelas.
Milão, Itália
Talvez a cidade do futebol mais estilosa desta lista, Milão é o lar de duas potências absolutas do futebol italiano: Internazionale (Inter de Milão) e AC Milan. Os clubes possuem um total de 38 títulos e ambos desfrutam de torcedores extremamente leais. Como eles compartilham o mesmo estádio, uma visita a San Siro definitivamente estará no topo do seu roteiro – este que é o maior estádio da Itália pode ser chamado de catedral do esporte.
Turim, Itália
Lar da Juventus, que conquistou 36 títulos da primeira divisão italiana e do respeitável rival Torino FC, Turim é realmente uma potência do futebol. Fora do campo, você encontrará uma esplêndida cidade cheia de graciosos pórticos, grandes cafés e sensacionais descobertas gastronômicas, tudo com os Alpes como pano de fundo.
Munique, Alemanha
É difícil exagerar o domínio recente do Bayern de Munique sobre a Bundesliga, a liga profissional de futebol da Alemanha, já que conquistou dez títulos consecutivos. O clube também compete em alto nível na Liga dos Campeões da Europa e ainda seu estádio, Allianz Arena, é uma maravilha da engenharia. Munique também nunca decepciona os viajantes com sua mistura de palácios reais, cervejarias e cultura bávara.
Amsterdã, Holanda
O vencedor do maior número de títulos da liga holandesa, o Ajax Amsterdam faz tanto sucesso quanto sua cidade natal, com seus canais, prédios estreitos e bicicletas sem fim. Dirija-se à Johan Cruyff Arena para ver seus craques entrar em campo, antes de aproveitar todas as atrações culturais do Canal Belt ou mergulhar na cena social moderna de bairros como De Pijp ou Amsterdam Noord.
Paris, França
O Paris Saint-Germain (PSG) colocou a “Cidade da Luz” firmemente no mapa dos fãs de esportes nos últimos anos, com sua série de conquistas. Este clube riquíssimo pode não possuir a história como muitos outros clubes nesta lista, mas sua recente corrida fala por si – ele ganhou oito dos últimos títulos da Ligue 1 por equipes. Passe alguns dias apreciando a arte, os pontos turísticos e as delícias culinárias de Paris antes de sair para o Parc des Princes para ver um pouco de futebol.