Luciano Huck, William Bonner e Marcos Mion são alguns dos alvo de anúncios falsos compartilhados na internet. Uma reportagem do Fantástico, exibida no último domingo (17), revelou que foram identificadas 7.618 propagandas fraudulentas envolvendo os artistas da Globo no Meta (empresa responsável pelo Facebook e Instagram).
Nas montagens, Bonner aparece “vendendo” produtos para tratar a calvície. Marcos Mion promove uma “cura milagrosa” para o autismo – o filho mais velho do apresentador, Romeu, é autista. Luciano Huck, por sua vez, é alvo de montagens nas redes sociais que o retratam como se tivesse sido preso. Pedro Bial, Sandra Annenberg e até o doutor Drauzio Varella também são alvos de fake news.
Em depoimento ao Fantástico, os artistas destacaram que além da dor de cabeça de ter sua imagem usada ilegalmente para fraudes, ainda é preciso lidar com a falta de cooperação das plataformas.
Quase 80% dos anúncios fraudulentos estão ligados à saúde. Drauzio Varella, por exemplo, é usado para “vender” remédios que prometem desde tratamentos antirrugas até efeitos semelhantes ao Viagra, além da cura de problemas de articulação.