sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Artista recebe 455 mil para recriar obras e entrega telas vazias

Quando a direção do Museu de Arte Moderna Kunsten, em Aalborg (Dinamarca), contratou o artista Jens Haaning na semana passada, ela esperava ver em exposição a recriação de duas obras…

Quando a direção do Museu de Arte Moderna Kunsten, em Aalborg (Dinamarca), contratou o artista Jens Haaning na semana passada, ela esperava ver em exposição a recriação de duas obras suas antigas. Para isso, desembolsou o equivalente a R$ 455 mil.

Em vez disso, o museu encontrou duas telas emolduradas e vazias ao abrir os pacotes enviados de Berlim (Alemanha). Haaning se justificou: o novo nome do conjunto de obras de arte era “Pegue o dinheiro e corra”.

Agora, o museu o acusa de quebrar o acordo legal e exige que o artista devolva o dinheiro que lhe fora pago pelas obras.

“O trabalho é que eu peguei o dinheiro deles”, esclareceu Haaning em entrevista a um programa de rádio dinamarquês. “Não é roubo. É uma quebra de contrato, e a quebra de contrato faz parte da obra”, acrescentou.

O morador de Copenhague, de 56 anos, ganhou popularidade na década de 1990. Ele é conhecido por usar a arte para refletir sobre dinheiro, poder e grupos marginalizados, de acordo com a Faurschou Foundation, um museu de arte com sede em Copenhagen. Ele costuma usar notas de verdade nas suas telas.

As peças de Haaning, juntamente com outros 20 artistas, deveriam fazer parte de uma nova exposição no Museu Kunsten sobre o mercado de trabalho, de 28 de setembro a 16 de janeiro, disse o “Jyllands Posten”. A direção do museu disse que o artista tem até 14 de janeiro para devolver os R$ 455 mil.

Notícias relacionadas