sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

“Arte e Cultura no TJ” chega ao Fórum de Fernandópolis

Na próxima terça-feira, dia 09, o projeto “Os Sonhadores” interpretará um seleto repertório musical no saguão principal do Fórum de Fernandópolis. A apresentação gratuita é aberta a todos os interessados…

Na próxima terça-feira, dia 09, o projeto “Os Sonhadores” interpretará um seleto repertório musical no saguão principal do Fórum de Fernandópolis.

A apresentação gratuita é aberta a todos os interessados e faz parte do projeto “Arte e Cultura no TJ”, idealizado no início do ano no Estado de São Paulo.Funcionários e frequentadores do Fórum poderão acompanhar o show.

SOBRE O PROJETO

O “Arte e Cultura”, criado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tem como objetivo fomentar a cultura e estimular a motivação e valorização dos servidores do Judiciário.Por meio de eventos culturais, a ação visa aproximar os públicos interno e externo, além de transformar o espaço em um ambiente agradável para melhorar a qualidade de vida de todos.

No horário do almoço, quem trabalha ou frequenta o Judiciário pode deixar de lado a formalidade, característica da área do Direito, para dar espaço à descontração, cultura e boa música. A iniciativa, que terá periodicidade mensal, promoverá shows gratuitos, saraus, leituras de textos e outros eventos relacionados à cultura brasileira. A apresentação do “Os Sonhadores” será a primeira realizada na Comarca de Fernandópolis.

“OS SONHADORES”

O Instituto de Desenvolvimento Pessoal e Social “Os Sonhadores”, foi fundado em 2001, em Fernandópolis, pela vontade de Marcos Vilela, idealizador do projeto, que com o desejo de ajudar as crianças da comunidade, mantendo-as longe das drogas e da criminalidade.

No início as crianças participavam de momentos recreativos onde recebiam lanches e orientações. Com o passar dos anos o Instituto começou a receber instrumentos musicais como violinos e violões e em 2009, contando com vários voluntários e entre eles professores de música, que passaram a ministrar aulas musicais para as crianças e adolescentes.

Atualmente o Instituto conta com 130 participantes, 70 violões, 40 violinos, cinco teclados e uma bateria. Todos os instrumentos são fruto de doações e são emprestados às crianças para praticarem em suas casas. Em parceria com o Tiro de Guerra do Exército local, a Orquestra participa de vários eventos gratuitamente, com o objetivo de mostrar o trabalho para a população, além de conquistar novos colaboradores, voluntários ou doadores.

O nome “Sonhadores” surgiu de uma votação entre as crianças, que acreditando em pessoas solidárias e de boa vontade, tem o direito de sonhar com dias melhores.

Josanie Branco-Jornal O Extra

Notícias relacionadas