sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

“Arte e Cultura no TJ” acontece nesta sexta-feira

Uma tentativa de mudar o ambiente formal dos prédios do Judiciário paulista, a Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo instituiu, no ano passado, o Projeto Arte e Cultura…

Uma tentativa de mudar o ambiente formal dos prédios do Judiciário paulista, a Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo instituiu, no ano passado, o Projeto Arte e Cultura no TJ, criado para fomentar a cultura e estimular a motivação e a valorização dos servidores, com a promoção de shows gratuitos de música, saraus, leitura de textos e outros eventos culturais.

Em Fernandópolis, a próxima apresentação no saguão principal do Fórum acontece nesta sexta-feira, dia 27, a partir das 16h, e terá como grande atração a Orquestra de Violeiros de Fernandó- polis.

Os shows, que têm periodicidade mensal, contemplam artistas com repertórios variados e têm atraído a atenção de servidores e do público que frequenta o Fórum. São shows gratuitos de música, leituras de textos, exposição de artes plásticas e esculturas e outros eventos relacionados à cultura brasileira.

O projeto teve início na cidade em setembro de 2014 e já contou com a participação de diversas atrações, dentre elas os músicos do “Os Sonhadores”, OSFER, Orquestra JEDUTUM e uma exposição de artes plásticas e esculturas com a participação de diversos artistas fernandopolenses.

ORQUESTRA DE VIOLEIROS

A próxima atração do ‘Arte e Cultura no TJ’, Orquestra de Violeiros de Fernandópolis, surgiu em 2004 através da iniciativa da Secretaria de Cultura do Município, tendo por objetivo principal o culto à música sertaneja de raiz (Música Caipira), resgatando e preservando esta forma de manifestação cultural, tão arraigada no povo do interior paulista.

Tendo à frente o Maestro Thito, a Orquestra conta hoje com 26 componentes efetivos, mais os alunos que estão em fase de preparação para ingressar na mesma. É um trabalho de conteúdo artístico, social e cultural, uma vez que visa o desenvolvimento amplo dos alunos; atraindo hoje um público de todas as idades, cada vez mais interessado em aprender a arte da viola e conhecer melhor suas raízes.

Além da viola propriamente dita, a Orquestra conta com a presença de vários outros instrumentos: Violão, Acordeom (Sanfona), Contrabaixo, percussão, etc.

Josanie Branco-Jornal O Extra

Notícias relacionadas