Depois de percorrer toda a cidade, recolhendo recipientes criadouros do mosquito da dengue e conscientizando a população através de dicas de prevenção, a campanha contra a doença chegou aos cemitérios municipais. No período que antecede o feriado de finados, a Equipe de Controle de Vetores da Prefeitura, recipientes foram recolhidos e areia grossa colocada nos vasos de plantas.
Com essa ação, a equipe espera diminuir as condições de proliferação do mosquito Aedes aegypti dentro dos cemitérios. Durante o arrastão, realizado de 22 a 30 de outubro, foram retirados vasilhas plásticas, garrafas e copos desses locais. O trabalho de prevenção contra a dengue nos cemitérios complementou a preparação para as visitas de finados, que começou com os serviços de manutenção, a poda de árvores, limpeza, pintura de muros, guias e sarjetas realizados pelo Departamento de Obras Públicas da Prefeitura.
“A dengue se combate todos os dias, esperamos que a população colabore, fazendo a sua parte neste período de chuvas, realizando vistorias periódicas em seus imóveis. Olhando as calhas, lajes e eliminando os criadouros do Aedes aegypti, não dando chance do mosquito botar os seus ovos e proliferar”, ressalva o coordenador da equipe de controle de vetores Jéferson Efrem Moreira dos Santos, e completa, “Devemos nos conscientizar que o ato de eliminarmos os criadouros deve ser realizado por cada um de nós em nossos domínios principalmente após as chuvas”.
No dia 2 de novembro, a equipe de Controle de Vetores continua a campanha contra a dengue com a distribuição de folhetos explicativos sobre a doença e, principalmente, sobre os cuidados a serem tomados quanto aos cemitérios. Na ocasião, os agentes orientarão os visitantes para que evitem utilizar recipientes que acumulem água junto aos túmulos. Após o dia de finados a equipe retornará aos cemitérios para novamente realizar arrastão e assim conservar os locais com baixo índice de proliferação do mosquito.