O prefeito Junior Marão e a secretária da Educação, Silvia Cristina Rodolfo, recepcionaram prefeitos eleitos de 33 cidades da região para um realinhamento das ações do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista na manhã desta segunda-feira (05/12).
Lançado em 2009, o ADE Noroeste Paulista constitui em um modelo de parceria envolvendo gestores públicos, sociedade civil, empresas e ONGs. Atua no desenvolvimento educacional, no âmbito do crescimento sustentável, com intuito de implantar políticas públicas efetivas nessa área.
“O Arranjo é composto por 49 municípios e as ações não devem ser interrompidas pela troca de gestão das Prefeituras. Nosso encontro é justamente para demonstrar aos prefeitos eleitos que estamos caminhando para a melhoria da Educação na nossa região e que o trabalho deve continuar”, explicou Silvia Rodolfo que também é coordenadora executiva do ADE.
“Tenho certeza que todos os prefeitos presentes neste encontro têm algo em comum, a paixão pela Educação. É através desta área que podemos diminuir as distâncias sociais e melhorar o futuro das nossas crianças”, disse Marão, enaltecendo que as notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da região são as melhores do Brasil, “reflexo dos investimentos e da preocupação dos atuais gestores”.
Entre os especialistas no assunto, estavam presente um dos maiores incentivadores da criação do Arranjo, Mozart Neves Ramos, representando o Instituto Ayrton Senna.
Ele já foi presidente executivo do Todos pela Educação, autor de diversos livros que falam sobre a área no Brasil e abordou o tema “Educação no território regional em regime de colaboração”.
Também palestrou no evento José Mário Brasiliense Carneiro, fundador da Oficina Municipal, uma Escola de Cidadania e Gestão Pública (Oscip) que trabalha em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, Fundação Itaú Social, Instituto Arcor e Instituto C&A.
Ana Paula Massonetto e André Lopes Guimarães Cardone, representantes do Instituto Natura, também participaram, bem como outros parceiros do Arranjo como a Unifev, representada pelo reitor Rogério Rocha Matarucco, e a AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense), na figura do presidente Antonio Carlos Macarrão do Prado.