Um selo talhado em rocha, encontrado em Jerusalém, pode ser a prova sobre a existência de um dos guerreiros do rei Davi, citado na Bíblia. O artefato, com cerca de 2.700 anos, foi anunciado pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) no fim de agosto, após escavações próximas à muralha Sul do Monte do Templo. O selo tem uma inscrição em hebraico que aponta para Yeho’ezer, filho de Hosh’ayahu, um alto oficial do Reino de Judá, o que reforça a ligação com figuras bíblicas.
Dr. Navot Rom, que liderou as pesquisas ao lado do Dr. Yuval Baruch, afirmou que “o selo, feito em rocha escura, é um dos mais bonitos já descobertos em escavações na Antiga Jerusalém”. A relíquia servia para assinar documentos e também como amuleto, sendo carregada como um colar. No centro, há uma figura com asas, vestes listradas e um braço levantado, possivelmente segurando um objeto, simbolizando uma proteção mágica para seu portador.
De acordo com o arqueólogo Filip Vukosavovic, da IAA, “esta é uma descoberta extremamente rara”, sendo a primeira vez que uma figura com asas — um “gênio” protetor — foi encontrada na arqueologia de Israel.
Essas imagens eram comuns na arte neo-assíria entre os séculos 9 e 7 a.C., e eram vistas como demônios protetores. A inscrição no selo sugere que ele foi encomendado pelo pai de Yeho’ezer, uma figura importante no Reino de Judá.