Uma arara-canindé, espécie ameaçada de extinção, foi encontrada morta em uma área verde, localizada em frente ao Passeio Icaraí, na zona norte de Ilha Solteira.
A foto que ilustra a reportagem é de uma leitora que passou pelo local, viu a ave e as enviou para o ilhadenoticias. Não se sabe se a morte foi natural.
A ave, que traz na plumária as cores da bandeira do Brasil, também conhecida como arara-de-barriga-amarela ou simplesmente arara-amarela, é vista com frequência em Ilha Solteira e costuma fazer sucesso entre os moradores.
Ave busca alimentos na cidade
A arara canindé sempre foi vista com frequência em Ilha Solteira. Mas, de uns tempos pra cá, sua presença aumentou e ficou mais próxima dos moradores.
Fotos e vídeos postados em redes sociais mostram moradores alimentando esses animais em vários locais, como na praça que fica na entrada da cidade, em frente a uma churrascaria. As aves também frequentam casas.
Especialistas afirmam que essa proximidade não é boa, pois mostram que as aves vem buscando alimentos na cidade, já que podem não estar encontrando em seu habitat natural. Com isso, elas ficam mais expostas à riscos.