quarta, 1 de janeiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Aranhas mais perigosas do mundo estão no Brasil; saiba quais são

Nesta semana, um casal de brasileiros viralizou nas redes sociais ao filmar uma aranha caranguejeira (Heteropoda venatoria) no banheiro do apartamento onde moram na Austrália. Victoria e Gabriel Magliani relataram…

Nesta semana, um casal de brasileiros viralizou nas redes sociais ao filmar uma aranha caranguejeira (Heteropoda venatoria) no banheiro do apartamento onde moram na Austrália. Victoria e Gabriel Magliani relataram ao G1 que o episódio marcou o “batismo” deles com os animais “assustadores” da Oceania. Assustados, eles perguntaram aos seguidores nas redes sociais qual seria a espécie que tinha mais de 15 centímetros.

Apesar do susto causado pelo tamanho da aranha, a Heteropoda venatoria é considerada inofensiva para humanos. Originária da Ásia, ela pode ser encontrada em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil.

Enquanto isso, o Ministério da Saúde alerta que os aracnídeos mais perigosos aos humanos são brasileiros. Veja quais são:

Aranha-armadeira (Phoneutria): Considerada a mais perigosa do mundo, é encontrada em todo o Brasil. Pode ser agressiva e saltar até 40 cm em posição de defesa. Seu corpo mede cerca de 4 cm e a envergadura chega a 15 cm.

Aranha-marrom (Loxosceles): Geralmente não é agressiva, picando apenas quando se sente pressionada contra o corpo, como em roupas, toalhas ou sapatos. Mede cerca de 1 cm de corpo e 3 cm de comprimento total.

Aranha-viúva-negra (Latrodectus): Não é agressiva, mas seu veneno é potente. A fêmea pode chegar a 2 cm, enquanto o macho é menor (2-3 mm). Ao se sentir ameaçada, pode se fingir de morta.

Notícias relacionadas