segunda, 25 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Araçatuba e São José do Rio Preto foram as regiões que mais geraram empregos em março

As regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto foram as que mais geraram empregos no Estado de São Paulo em março. É o que aponta o Boletim Mensal…

As regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto foram as que mais geraram empregos no Estado de São Paulo em março. É o que aponta o Boletim Mensal do Observatório do Emprego e do Trabalho do mês de abril de 2009, com dados referentes a março. Na Região Administrativa de Araçatuba foram criadas 11.733 vagas formais e na de São José do Rio Preto, com 10.030 postos de trabalho.

Em março o emprego no Estado teve um crescimento com a criação de 34.231 vagas formais. Em março de 2008 o Estado gerou 90.582 vagas.

As contratações foram na agricultura e em indústrias de transformação que processam cana. Santa Adélia (+2.261 vagas), na região de São José do Rio Preto, e Guararapes (+1245 vagas), na região de Araçatuba, foram os municípios que mais contribuíram.

As maiores perdas de vagas nesse mês ocorreram nas atividades de Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (-6.806), Atividades Financeiras (-999) e Comunicação e informação com (-809). As perdas destas três atividades foram compensadas em grande parte por ganhos em três atividades, que somadas criaram 25 mil vagas: Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aqüicultura (+13.612), Construção (+6.127) e Educação (+5.654).

O boletim foi apresentado hoje (4/5), em Santo André, pelo secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, e pelo pesquisador Eduardo Zylberstajn, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe/USP).

“O setor sucroalcooleiro, que entrou em produção em março, empregou bastante nessas regiões”, explica o secretário Afif. Ele completa que o fenômeno é sazonal e que o primeiro trimestre de 2009 foi parecido com o do ano passado, em relação a criação de vagas.

Notícias relacionadas