segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ar-condicionado demanda uso adequado e manutenção constante; veja

Hoje, o ar condicionado deixou de ser um artigo de luxo e passou a compor a lista de bens essenciais dos brasileiros. As variações bruscas de temperatura também contribuem para…

Hoje, o ar condicionado deixou de ser um artigo de luxo e passou a compor a lista de bens essenciais dos brasileiros. As variações bruscas de temperatura também contribuem para o aumento da venda de sistemas de condicionamento de ar, principalmente em grandes centros urbanos, mas é preciso ter alguns cuidados com a aparelhagem.

Quem dá a dica é o técnico em refrigeração fernandopolense, Junior Barbosa, que atua no mercado com empresa TOP Service.

“O ar condicionado vai pegar toda a impureza do ambiente e sugar todo o ar. Se ele estiver sujo e vai cair tudo no filtro. Se ele não for limpo periodicamente ele vai sujar muito o filtro e passar para a serpentina e daí precisa de uma limpeza técnica. A manutenção do aparelho de ar condicionado evita uma série de problemas. A limpeza técnica é feita na serpentina, a grade que fica logo atrás do filtro. Com um jato é possível limpar toda a sujeira da bandeja onde a água do próprio processo de refrigeração se acumula e causa o cheiro de mofo”, explica Junior.

Durante a limpeza os técnicos retiram todas as peças que não podem molhar. A tela que existe em todos os tipos de condicionadores pode ser tirada em casa e lavada a cada quinze dias.

“A limpeza periódica é importante por vários motivos: aumenta o rendimento do aparelho; prolonga a vida útil do equipamento; evita quebras, reduzindo os gastos com trocas de peças; reduz o consumo de energia e protege contra a corrosão dos componentes. Manter os aparelhos limpos evita a concentração de ácaros, fungos, mofos e bactérias. Por isso, em lojas que trabalham com alimentos a limpeza do ar condicionado é obrigatória por lei”, cita Junior.

Notícias relacionadas