Cerca de 1,4 milhão de trabalhadores ainda não sacou o abono referente ao PIS/Pasep – ano base 2005. Desse total, 1,2 milhão tem direito ao PIS e 196 mil, ao Pasep.
Desde julho do ano passado, o Programa de Abono Salarial pagou cerca de 10,1 milhões de benefícios, de um total de 11,5 milhões de trabalhadores que têm direito a recebê-lo.
O beneficio equivale a um salário mínimo anual ao trabalhador que recebeu até dois salários mínimos mensais em 2005, estava cadastrado no programa havia cinco anos e que tenha trabalhado pelo menos trinta dias naquele ano.
Os trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) recebem o abono na Caixa Econômica Federal. Os inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) devem procurar o benefício nas agências do Banco do Brasil.
Se o valor não for sacado até o dia 29 de junho, os recursos retornarão ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Para efetuar o saque, os trabalhadores devem apresentar o número do cadastro e a carteira de identidade. Em caso de dúvida, a Caixa Econômica Federal mantém o número 0800-574-2222 para mais esclarecimentos.