O programa estadual de difusão cultural uniu diversão e solidariedade nessa nova fase de apresentações. Desde o espetáculo “Cidade dos Sonhos”, realizado dia 9 de agosto, foi instituída a entrada solidária, com a arrecadação de alimentos para entidades assistenciais. Fernandópolis é a primeira cidade do Circuito Cultural que promove essa campanha.
Nas duas apresentações do mês de agosto, quatro carrinhos de supermercado abarrotados de alimentos não perecíveis foram arrecadados. As doações foram divididas entre as entidades Renascer e Marião João de Deus, ambas localizadas em bairros periféricos da cidade.
De acordo com a diretora municipal de Cultura, Malu Mandarino, a iniciativa de trocar ingressos por alimentos para doação, encampada pela Diretoria de Cultura, é inédita entre as cidades que fazem parte do Circuito Cultural. “O público do Teatro Municipal está aumentando a cada nova apresentação. O programa conseguiu atingir seu objetivo que era possibilitar a circulação regular de espetáculos culturais e democratizar o acesso à cultura”, revela Mandarino.
Inovação
Novidade no Circuito Cultural, o workshop de dança promovido pela Cia. Cuadra Flamenca foi o primeiro de uma série de oficinas que passarão a ser oferecidas ao público, gratuitamente, nos dias das apresentações programadas no circuito.
A oficina de dança foi uma prévia do espetáculo Paisagem Flamenca, que apresentou, na noite do dia 23 de agosto, diversas vertentes da dança espanhola por meio de uma abordagem contemporânea e original, mantendo, ao mesmo tempo, suas tradições. A apresentação de dança foi acompanhada por músicos que interpretaram temas tradicionais da cultura espanhola.