sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Apreensões de cocaína dobram no Brasil, diz ONU

As apreensões de cocaína no Brasil dobraram desde 2004, destacou um relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes, da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta quinta-feira. O documento,…

As apreensões de cocaína no Brasil dobraram desde 2004, destacou um relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes, da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta quinta-feira.

O documento, elaborado pelo órgão da ONU responsável por monitorar o cumprimento dos tratados de controle de drogas, elogia os maiores esforços das autoridades brasileiras para controlar o tráfico, realizados no mesmo período em que a produção deu um salto.

De quase sete toneladas em 2004, as apreensões de cocaína em território brasileiro passaram a 15 t em 2005 e mais de 13 t em 2006, segundo os últimos dados da Polícia Federal.

As apreensões no Brasil são bem menores que as realizadas em países da região. A Venezuela, por exemplo, apreendeu apenas nos primeiros nove meses do ano passado 23 t de cocaína que seriam transportadas à Espanha e à Grã-Bretanha.

No Equador, país usado como entreposto de armazenamento por quadrilhas colombianas e mexicanas, as apreensões superaram 40 t em 2005, oito vezes mais que no ano anterior, ainda segundo o relatório.

Notícias relacionadas