sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Aposentado recebe fotos íntimas de jovem e descobre golpe

Um aposentado de 70 anos procurou a Polícia Civil de Araçatuba, nesta terça-feira (16), para denunciar uma tentativa de extorsão por meio de um golpe de internet que envolve a…

Um aposentado de 70 anos procurou a Polícia Civil de Araçatuba, nesta terça-feira (16), para denunciar uma tentativa de extorsão por meio de um golpe de internet que envolve a solicitação de amizade pelo Facebook e o envio de fotos íntimas de uma adolescente que supostamente teria 15 anos de idade.

De acordo com boletim de ocorrência, tudo começou quando o aposentado recebeu uma solicitação de amizade pelo Facebook de uma moça. Após adicionar o contato, a suposta mulher pediu o número do WhstaApp da vítima e passou a trocar mensagens.

A ‘garota’ enviou fotos íntimas e pediu para que o aposentado também enviasse fotos dessa natureza, o que não foi feito. A pessoa que se passou pela moça disse ao aposentado que tinha 15 anos de idade e que perdera a virgindade com 13 anos e que gostava de pessoas casadas e mais velhas.

A vítima disse que apagou as mensagens e que o contato era feito por meio do DDD 51 – Rio Grande do Sul.

Na manhã desta terça-feira, o aposentado recebeu uma ligação de um homem que se identificou como o pai da adolescente.

O suposto pai disse que a sua esposa havia visto as mensagens trocadas e as fotos íntimas encaminhada pela ‘adolescente’ e que iria procurar a polícia para fazer uma denúncia de assédio sexual.

O golpista, que também falava por um número de DDD 51, disse ainda que por causa das fotos, a ‘filha’ teria quebrado um televisor e um notebook e que para evitar problema com polícia o aposentado teria que enviar a quantia de R$ 5 mil para encerrar o assunto.

Desconfiado do golpe, o aposentado disse que não iria mandar dinheiro nenhum e que também iria procurar a polícia de Araçatuba para registrar o caso.

Golpe do Nudes está ficando mais comum

Novos golpes na internet surgem o tempo todo, e, na maioria das vezes, as ameaças que encontramos por aqui nada mais são do que versões adaptadas de práticas oriundas de outras partes do mundo. Algumas vezes, porém, os criminosos brasileiros dão uma demonstração de criatividade e elaboram scams totalmente inéditos, adaptados para a cultura local.

O mais recente exemplo parece ser aquilo que ficou conhecido como “golpe dos nudes”. O esquema, que configura extorsão, começa quando um agente malicioso faz um perfil falso no Facebook — personificando uma mulher atraente — e aborda homens com mais de 50 anos, enviando mensagens picantes e sugerindo a troca de fotos íntimas.

Quando a vítima cede às sugestões e envia as imagens explícitas, o golpista troca de personagem e diz ser uma jovem menor de idade. Como aconteceu no caso de Araçatuba, nesse momento, um comparsa aborda o internauta (pelo WhatsApp ou telefone) afirmando ser o pai da garota e ameaça levar o caso para a polícia, a menos, é claro, que o indivíduo desesperado lhe pague uma boa quantia em dinheiro para comprar o seu silêncio.

Dicas
As autoridades recomendam cautela ao adicionar e conversar com perfis desconhecidos, tal como evitar manter contato com números telefônicos de outros prefixos e não compartilhar fotos íntimas através de aplicativos de comunicação instantânea. Ademais, jamais faça depósitos para estranhos e acione as forças policiais caso acredite estar sendo vítima de uma extorsão.

Notícias relacionadas