

Um aposentado de 66 anos, morador do distrito de Engenheiro Schmitt, em São José do Rio Preto (SP), foi vítima de um golpe de estelionato e perdeu R$ 20 mil na noite desta terça-feira (14). O crime envolveu uma falsa solicitação para a realização da “prova de vida” do INSS.

De acordo com o boletim de ocorrência, o idoso relatou à polícia que foi contatado por um homem que se apresentou como representante do INSS e afirmou que o aposentado precisava fazer a “prova de vida” de forma virtual.
Golpista induziu transferências via PIX
Seguindo as orientações do falso representante, o aposentado realizou duas transferências via PIX, cada uma no valor de R$ 10 mil, para contas bancárias distintas. Logo após receber o dinheiro, os criminosos apagaram as mensagens de contato. O caso foi registrado na Central de Flagrantes.
O golpe se aproveita de uma preocupação real. Desde maio de 2025, circularam nas redes sociais relatos de ligações fraudulentas sobre a prova de vida, coincidindo com a revelação de um esquema bilionário de fraudes no INSS.
INSS alerta: Instituto não faz ligação de convocação
Em nota, o INSS informou que não faz ligações de convocação para a prova de vida.
O instituto esclareceu que, desde 2023, o procedimento é feito por meio de cruzamento de dados governamentais, ou seja, o beneficiário não precisa mais ir a bancos ou agências do INSS para fazer a comprovação. O próprio instituto se encarrega de verificar a atualização.
O beneficiário pode consultar se sua prova de vida está atualizada pelo site ou aplicativo Meu INSS, buscando o serviço “Prova de Vida”. O INSS garantiu que não haverá suspensão de benefícios por falta de comprovação de vida até julho de 2025.












