Na manhã de sexta-feira (18), o aposentado Pedro Oliveira, 64 anos, colheu na chácara da família, em Valentim Gentil, uma mandioca com 1 metro de comprimento e 50 quilos.
Surpreso com o tamanho da raiz, Pedro disse ter feito o plantio há quatro anos e afirmou não acreditar que a mandioca vingaria devido o terreno arenoso do local.
“Plantamos para consumo próprio e como fazia muito tempo, resolvi colher. Quando puxei, tive uma grande surpresa com o tamanho dela. Aparentemente está muito boa”, comemora.
De acordo com ele, não foi colocada nenhuma outra substância na área onde as mandiocas são plantadas e que como a terra na região é “fraca”, gerou surpresa entre os vizinhos. Segundo o engenheiro agrônomo Ricardo Almeida, fatores como o clima pode ter influenciado no desenvolvimento da raiz. “Vários fatores influenciaram: o genótipo da planta, o clima, o solo (mesmo considerado “fraco” pela família), a latitude e a longitude influenciaram e fizeram com que a planta acumulasse bastante nutriente nessa raiz”, esclareceu.
Além de mandioca, Pedro e a família plantam também feijão, milho, abacaxi, entre outros. Segundo ele, é para ter uma alimentação mais saudável. “Dou prioridade para produtos orgânicos. É sempre bom saber de onde vem os alimentos que comemos”, acrescenta.
Breno Guarnieri-O Extra.net