Polícia Federal não vai vigiar aplicação de prova do Enem e sim atuar nos bastidores para evitar novo vazamento do exame.
O diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Correa, confirmou que delegados e agentes da corporação já estão trabalhando no esquema de segurança do Exame Nacional do Ensino Médio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais repassou todos os passos referentes ao transporte do CD com as questões para a gráfica, a impressão, a montagem das provas, a colocação nos envelopes e o despacho dos exames para os municípios. O delegado Luiz Fernando destacou que não haverá agentes da Polícia Federal nas salas de aula.
O presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, disse que, durante a distribuição, os lotes que contém as provas estarão lacrados. Segundo ele, o esquema de segurança será o mesmo do transporte das urnas eletrônicas. Custódio destacou que o compromisso de inviolabilidade das correspondências por parte dos Correios com os exames do Enem é o mesmo de uma carta comum.
O Ministério da Educação confirmou que o resultado final do Enem será divulgado no final de janeiro para que as universidades federais possam aproveitar as notas das provas nos processos seletivos.