Nas primeiras horas da manhã de ontem (19), a Prefeitura de Valentim Gentil iniciou uma limpeza geral na cidade, com o objetivo de recolher, principalmente, galhos de árvores, derrubados em decorrência de um temporal registrado na noite de terça-feira. Ao mesmo tempo, o Executivo realizou uma vistoria no município, para avaliar os danos causados pelo mau tempo. As famílias prejudicadas foram atendidas com auxílio de uma assistente social.
A forte chuva começou por volta das 21 horas, causando a queda da energia em praticamente todo o município. A ventania derrubou árvores e placas no Ramal de Acesso ‘Antônio Pimentel’, que foram retiradas rapidamente pela ação da Polícia Militar, evitando acidentes no local. No dispositivo de acesso, foram arrancadas palmeiras, que serão respostas pela municipalidade. O temporal ainda destelhou casas na zona norte da cidade e danificou indústrias.
De acordo com o assessor de Serviços Municipais, Luciano Segura, a prefeitura enviou uma equipe de quinze homens, além de disponibilizar equipamentos como retroescavadeira e pá carregadeira para os serviços de limpeza e restauração da cidade. “A vistoria nas regiões atingidas pelo temporal foi feita, inclusive com registro fotográfico, para que sejam tomadas as devidas providências”, ressalta o assessor, que ainda conta com a colaboração da população: “Basta cada um limpar a frente de sua casa”, salienta. “O vento trouxe muito transtorno, por isso pedimos paciência, pois todos os bairros serão atendidos”, conclui.
Em Brasília, o prefeito Adilson Segura afirmou que irá colocar todos os departamentos do governo municipal à disposição das famílias que foram lesadas pelo mau tempo, “para que possam se reerguer o mais rápido possível”.