Moradores de Potirendaba, cidade que fica na região de Rio Preto, foram às ruas neste sábado para protestar contra as mortes cruéis de dois cães provocadas por um homem da cidade.
Os manifestantes pediram por justiça e querem a prisão do homem após os animais serem jogados, torturados e mortos em uma estrada rural da cidade.
“Chega de maus-tratos. Cadeia para maus-tratos”, pedia uma faixa estendida em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade. “Não podemos nos calar. Justiça pelo Bidu e Bethoven”, escreveu uma moradora da cidade em outro cartaz.
O CASO
Bidu e Bethoven tinham apenas um ano de vida, filhotes, dóceis e brincalhões. A suspeita é que os dois animais tenham sido mortos por um produtor rural de 62 anos.
Os pets foram torturados e estuprados com um pedaço de madeira introduzido no ânus e em seguida levaram tiros na cabeça. Bidu e Bethoven foram jogados na beira de uma estrada rural chamada ‘Cana do Reino’ também no município de Potirendaba.
A crueldade do caso chocou a região. O delegado titular da delegacia de Potirendaba, Adriano Nasser, informou que instaurou um inquérito para investigar o caso. “Assim que chegou à nossa delegacia o boletim de ocorrência, registrado pela Polícia Ambiental, que atendeu o caso no dia do crime, instauramos o inquérito”, afirmou. Nasser também informou que vai apurar com mais rigor os detalhes do caso e que já determinou diligências. Nos próximos dias o delegado vai colher depoimento dos donos dos animais e testemunhas.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Ambiental, o homem atraiu os animais para perto dele e capturou os pets para cometer o crime. O fato teria ocorrido na manhã do dia 29 de agosto, por volta das 9 horas da manhã. Antes de matar os animais, o suspeito chegou a ligar para os donos dos animais e reclamou que os cães teriam entrado na propriedade rural dele e que estariam latindo para o gado.
Ele é vizinho de cerca dos donos dos cães. Por volta das 10 horas da manhã, os animais foram encontrados na beira da estrada de terra, um deles, o Bethoven já estava morto, Bidu ainda respirava. A dona do animal socorreu ele até Rio Preto (SP) em busca de um veterinário que pudesse tentar salvá-lo, mas infelizmente os ferimentos eram graves e Bidu também não resistiu.
O laudo atestado pelo veterinário comprovou a tortura. Os animais teriam sido estuprados com um pedaço de madeira introduzido no ânus que provocou hemorragia interna, os pets também foram atingidos com tiros na cabeça.
Bidu e Bethoven foram adotados por uma empresária quando tinham apenas 30 dias de vida, os dois viviam nas ruas de Bady Bassitt (SP) quando foram resgatados.