quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Após eclipse solar, ‘Cometa do Diabo’ passará próximo da Terra

Após o eclipse solar, está chegando o “Cometa do Diabo”, também conhecido como 12P/Pons-Brooks, que será visível a olho nu nos próximos dias, algo que não acontecia há 71 anos….

Após o eclipse solar, está chegando o “Cometa do Diabo”, também conhecido como 12P/Pons-Brooks, que será visível a olho nu nos próximos dias, algo que não acontecia há 71 anos. Atualmente, ele é melhor observado no Hemisfério Norte, mas ficará mais visível conforme se aproxima do Sol, com o periélio previsto para 21 de abril de 2024.

Após essa data, o cometa será mais visível no Hemisfério Sul. Equipamentos como pequenos telescópios já permitem avistá-lo, e ele está se movendo da constelação de Andrômeda para Peixes, passando por estrelas brilhantes que facilitam sua localização, como a Hamal, em 31 de março.

Descoberto em 1812, o cometa tem cerca de 29 quilômetros de diâmetro e é descrito como um “vulcão frio” por ejetar gelo e gás, formando uma cauda em formato de chifres. Em junho, ficará mais próximo da Terra, mas ainda seguro, a cerca de 232 milhões de quilômetros.

Os cometas, como o 12P/Pons-Brooks, são núcleos compostos por gelo, poeira e pequenas partículas rochosas, rodeados por uma nuvem de gases. Quando se aproximam do Sol, aquecem e expulsam detritos gelados através de grandes rachaduras.

Notícias relacionadas