sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Após denuncias Ciretran manda recolher registro de aulas de Auto-Escolas

Denunciadas essa semana pelo Jornal Cidadão, 5 Auto-Escolas de Fernandópolis deverão disponibilizar todo o registro de suas horas/aulas, após suposta ações contrarias a norma do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN)…

Denunciadas essa semana pelo Jornal Cidadão, 5 Auto-Escolas de Fernandópolis deverão disponibilizar todo o registro de suas horas/aulas, após suposta ações contrarias a norma do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que ampliou a carga horária dos cursos teórico e prático.

Segundo o circulante semanal, das seis auto-escolas de Fernandópolis ouvidas pela reportagem, cinco estariam burlando a resolução nº 285/08, do Contran e negociariam às 20 horas-aula de prática de direção, a mais, conforme exigência para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Hoje, segunda-feira (06), o delegado do 85º Ciretran de Fernandópolis, Walter Ananias, que deverá, possivelmente instaurar um inquérito para apurar o caso, já formalizou o pedido de busca e apreensão dos computadores usados para o registro dos alunos e as horas/aulas, par ao registro.

Se confirmadas as denuncias, donos de auto-escolas, instrutores e possivelmente condutores, devidamente contatados no suposto esquema, deverão sofrer as punições previstas pela lei.

As mudanças do Contran
O Contran ampliou a carga horária dos cursos teórico e prático, em 2009, por meio da Resolução nº 285. O aluno se inscreve na auto-escola e passa por avaliação psicotécnica e oftalmológica. Depois, dá início ao curso teórico, composto por 45 horas-aula (tempo 50% maior do que até 2008). O candidato à obtenção da CNH é submetido ao exame teórico. Se aprovado, dá início às 20 horas-aula para a prática de direção veicular (aumento de 33,3% na carga horária). Só depois de cumprir o cronograma completo, o aluno é submetido ao exame final.

Notícias relacionadas