Uma semana depois de demitir o técnico Jair Ventura, o Santos acertou a contratação de Cuca, que assumirá o comando do alvinegro praiano em situação perigosa na tabela.
Em 15 jogos, o Peixe perdeu sete, empatou quatro e venceu somente outros quatro e, por isso, está a apenas uma posição da zona de rebaixamento, com 16 pontos.
Cuca estava sem time desde que deixou o Palmeiras em 2017. Após vencer o Campeonato Brasileiro com o alviverde em 2016, o treinador optou, no fim da temporada, por deixar o comando da equipe para ficar mais próximo de sua família.
Porém, cinco meses depois de deixar o Verdão, o técnico reassumiu a equipe, sem ter participado da formação do elenco para a temporada. Após desentendimento com o volante Felipe Melo e tropeços na Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, Cuca acabou demitido em outubro de 2017.
O diretor de futebol Ricardo Gomes concedeu entrevista coletiva para confirmar o acerto. Cuca assinará contrato até dezembro de 2019. De acordo com o dirigente, ele foi a terceira opção após não chegar a acordo com outros dois técnicos. Após a demissão de Jair Ventura, os nomes mais cotados foram os de Zé Ricardo, ex-técnico de Vasco e Flamengo, e do colombiano Juan Carlos Osorio, que comandou o México na Copa do Mundo da Rússia.
“O nome (de Cuca) chegou há poucos dias. Trabalhei antes com esses dois nomes e depois apareceu essa possibilidade. Não foi difícil. Hoje (segunda-feira) pela manhã começamos a negociar. Foram duas ou três horas de negociação e chegou a um consenso. Não foi difícil”, disse. “Escolhemos ele porque é experiente, tem no currículo muitos títulos e trabalha o time de maneira ofensiva. Reúne todas essas qualidades para nosso trabalho”, emendou.
Cuca chega ao Santos em um momento decisivo da temporada. Em situação difícil no Campeonato Brasileiro, o time está muito perto da zona de rebaixamento com 16 pontos em 15 partidas – tem um jogo contra o Vasco adiado, ainda sem data definida pela CBF. E nesta semana inicia uma sequência difícil com compromissos também pela Copa do Brasil e pela Copa Libertadores.
Nesta quarta-feira, o Santos começa as quartas de final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, no estádio da Vila Belmiro, em Santos. A volta será duas semanas depois, em Belo Horizonte. Na sequência, nas duas quartas-feiras seguintes, o time enfrentará o Independiente pelas oitavas de final da Libertadores – o primeiro jogo na Argentina, no dia 21, e o segundo na Baixada Santista, no dia 28.
Em campo, Cuca terá reforços para o restante da temporada. Segundo reforço do Santos após a parada da Copa do Mundo da Rússia, o meio-campista uruguaio Carlos Sánchez fez, nesta segunda-feira, seu primeiro trabalho físico no clube. Junto com os titulares da partida contra o América-MG, treinou na área interna do CT Rei Pelé, em Santos.
Somente os reservas foram ao gramado, onde o auxiliar Serginho Chulapa, interino nas duas últimas partidas, comandou uma atividade que teve a presença do meia costa-riquenho Bryan Ruiz, o primeiro reforço pós-Copa. Mas, os dois ainda não estão regularizados no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF e correm risco de não atuarem contra o Cruzeiro.
Primeira passagem
Esta será a segunda passagem do treinador pelo time do litoral paulista. Em 2008, o técnico assumiu o alvinegro, que estava mal na tabela, com o intuito de salvar o Peixe do rebaixamento.
Ele dirigiu a equipe em 14 partidas antes de ser demitido, e conseguiu apenas três vitórias, quatro empates e sete derrotas.