O presidente da Câmara de Fernandópolis, Francisco Arouca Poço, o Chico Arouca, anunciou que deve apresentar ainda neste ano o Projeto de Lei que extingue o nepotismo.
Arouca afirmou que colocará o projeto que acaba com a farra dos cargos “de família”, depois dos últimos acontecimentos envolvendo a demissão de servidores públicos do quadro do funcionalismo municipal, e que abriu brechas para novas contratações pela Prefeitura.
Nepotismo ou o emprego de familiares de até terceiro grau em cargos públicos, intermediado em diversos casos entre vereadores, prefeitos, deputados e políticos em geral, parece gerar ainda mais inconvenientes do que de costume.
Embora a prática seja condenada em diversas cidades do País, em Fernandópolis,o nepotismo continua.
Em 2008, o projeto chegou a ser posto em votação no Legislativo local, época em que quatro dos10 vereadores tinham parentes empregados na Prefeitura.
A votação foi 5 votos contrários e 3 favoráveis. O projeto rejeitado foi encabeçado na época pelo ex-vereador Alaor Pereira.
Embora as exonerações de parentes de vereadores em Fernandópolis estejam pouco ligadas ao combate ao nepotismo – mas atadas aos laços e promessas políticas-, a prática ainda se mostra imoral e fator principal para muitos dissabores entre os Poderes Públicos, além de transformar o exercício de cidadania em beneficio próprio.