O vice-prefeito eleito em Severínia, Dr. João Ribeiro, morreu na sexta-feira passada após uma longa batalha contra um câncer na próstata. Ele havia sido eleito juntamente com o prefeito Guilherme Secchieri, da coligação Prefeitura de Portas Abertas para o Povo, com 56,55% dos votos válidos.
No entanto, de acordo com a juíza eleitoral responsável pela comarca, Maria Heloísa Nogueira Ribeiro Machado Soares, o cargo de vice-prefeito não será substituído na próxima gestão. Isso porque, de acordo com a legislação eleitoral, não há substituição do candidato eleito, exceto em caso de realização de uma nova eleição.
Se o prefeito precisar se ausentar, será substituído pelo presidente da Câmara de Severínia, de acordo com o Regimento Interno da cidade. Dr. João Ribeiro, de 72 anos, estava em tratamento contra a doença há pelo menos sete meses e havia sido prefeito de Severínia entre 1994 e 1998.
O prefeito eleito, Guilherme Secchieri, lamentou a perda do vice e o PSDB também emitiu uma nota de pesar pelo ocorrido. Dr. João Ribeiro era formado em Medicina e havia atuado no município de Olímpia (SP) antes de se mudar para Severínia.