O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que não vai aderir totalmente ao ponto facultativo nesta segunda-feira (11/10).
As agências atenderão os segurados com atendimentos agendados. “Os servidores do INSS e da Subsecretaria da Perícia Médica Federal do Ministério do Trabalho e Previdência envolvidos com atendimento previamente agendado não irão interromper suas atividades no dia 11 de outubro de 2021”, informou o INSS, em nota publicada na sexta-feira (8/10).
A manutenção da atividade de atendimento presencial, inclusive realização de perícias médicas, no INSS foi determinada pela Portaria Conjunta MTP/INSS nº 1, de 7 de outubro de 2021.
“Os cidadãos podem buscar informações, pedir benefícios e agendar serviços sempre pelo Meu INSS, também disponível como aplicativo para celular, ou, ainda, por meio do telefone 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h”, destacou o órgão federal.
Ponto facultativo
Servidores públicos do Executivo Federal têm ponto facultativo nesta segunda-feira. A informação consta em portaria publicada na quinta-feira (7/10) no Diário Oficial da União (DOU). O texto é assinado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
Os feriados nacionais e dias de pontos facultativos para o serviço público federal em 2021 foram definidos em 30 de dezembro do ano passado. Na ocasião, previa-se feriado nacional apenas na terça-feira (12/10), Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
As regras valem para servidores de órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais.
Veja os próximos feriados e pontos facultativos programados:
12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
28 de outubro, Dia do Servidor Público – art. 236 da Lei nº 8.112, de
11 de dezembro de 1990, a ser comemorado no dia 1º de novembro (ponto facultativo);
2 de novembro, Finados (feriado nacional);
15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional);
24 de dezembro, véspera de Natal (ponto facultativo após as 14 horas);
25 de dezembro, Natal (feriado nacional);
31 de dezembro, véspera de Ano-Novo (ponto facultativo após as 14 horas).