sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Apenas 21% do público-alvo tomou vacina contra gripe no país

Quase um mês após o início da imunização contra a gripe no Brasil, apenas 21% do público-alvo recebeu a vacina. Segundo informações do Ministério da Saúde, pouco mais de 14…

Quase um mês após o início da imunização contra a gripe no Brasil, apenas 21% do público-alvo recebeu a vacina. Segundo informações do Ministério da Saúde, pouco mais de 14 milhões de pessoas foram vacinadas. O objetivo é imunizar 75 milhões de brasileiros.

Os estados com as menores taxas de vacinação são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio de Janeiro e Distrito Federal, onde a cobertura vacinal não ultrapassa os 17%.

Devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país, o ministério decidiu antecipar a campanha anual, que geralmente ocorre entre abril e maio. A vacina também está disponível em clínicas particulares para aqueles que desejam se imunizar e não fazem parte do grupo prioritário.

Oficialmente, a imunização nacional teve início em 25 de março, mas em algumas regiões a vacinação começou ainda antes, conforme a disponibilidade de doses, seguindo orientações do Ministério da Saúde.

Para promover a vacinação, várias cidades organizaram mutirões neste sábado (20) para vacinar a população. Em Belo Horizonte, a prefeitura fez parceria com uma rede de farmácias. A vacina contra a gripe está sendo oferecida em parques e praças em várias partes da capital mineira durante todo o fim de semana.

Na capital baiana, esta é a segunda semana consecutiva com postos de vacinação abertos aos sábados. Mais de 40 unidades de saúde na cidade estão vacinando a população e 10% do público-alvo no local já se vacinou. As ações de vacinação contra a gripe também ocorreram no Ceará e em todo o estado de Mato Grosso, com postos abertos até as 16h30.

Notícias relacionadas