segunda, 3 de novembro de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Apartamento infestado por ratos é limpo após idosa acumuladora ser levada para asilo em Rio Preto

O apartamento de uma idosa de 87 anos no Conjunto Habitacional Caic, em São José do Rio Preto, que estava infestado por ratos e gerava preocupação entre os vizinhos, passou por uma grande limpeza nesta segunda-feira (6). A ação foi possível após a moradora concordar em se mudar para um asilo no distrito de Engenheiro Schimdt na última sexta-feira (3).

O problema, que era acompanhado desde março, estava relacionado ao acúmulo de lixo no imóvel, que atraía os roedores. Vídeos feitos pelos vizinhos mostravam ratos circulando pelo apartamento e próximos à janela.

Infestação de roedores e risco à saúde

A situação mobilizou a Justiça, que emitiu uma ordem de internação para garantir que a idosa, que é acumuladora, fosse levada para um local seguro, sem risco à sua saúde e integridade física.

A idosa, que está lúcida, concordou com a mudança após conversar com funcionários da prefeitura e vizinhos.

A limpeza foi coordenada pelas secretarias de Serviços Gerais e de Saúde, a pedido da Vigilância Sanitária. No local, os funcionários encontraram paredes e cortinas sujas, lixo acumulado e esgoto transbordando. Pelo menos 15 ratos, entre vivos e mortos, foram retirados do apartamento.

Ao todo, a equipe encheu meio caminhão com sacos de lixo e móveis velhos. A infestação preocupava os moradores dos 32 apartamentos do condomínio pelo risco de surto de leptospirose e outras contaminações.

Notícias relacionadas