Nas eleições municipais de 2024, cerca de 42 mil candidatos alteraram a declaração de cor e raça em relação ao pleito de 2020, conforme levantamento realizado pela Folha de S.Paulo. Esse número representa 24% dos candidatos que concorreram nas últimas eleições municipais e que estão novamente na disputa deste ano.
Esses candidatos com novas autodeclarações representam 9,3% do total de 454 mil candidaturas registradas no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até as 16h30 da sexta-feira, 16 de agosto de 2024. Ainda há possibilidade de mudanças nos números, pois as inscrições presenciais continuam sendo processadas.
A maior parte das alterações foi de candidatos que anteriormente se declararam brancos e agora se identificam como pardos, totalizando 40,4% das mudanças, o que corresponde a 16,9 mil candidatos. Essa mudança de autodeclaração permite que esses candidatos se beneficiem das cotas eleitorais destinadas a negros.
O movimento contrário, de pardo para branco, foi o segundo mais comum, com 27,6% das mudanças (11,5 mil candidatos). Além disso, 14,8% dos candidatos alteraram sua autodeclaração de pardo para preto (6.221 candidatos), enquanto 11,2% mudaram de preto para pardo (4.729 candidatos).
Vale destacar que as mudanças entre pardo e preto não afetam a distribuição de recursos do fundo eleitoral, já que ambas as categorias são consideradas como negros pela legislação.
Além disso, a análise leva em conta apenas candidatos que participaram das eleições de 2020, estão concorrendo novamente em 2024, e divulgaram informações sobre raça em ambas as inscrições.