O colegiado da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) formou maioria para derrubar a obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos. A decisão vale a partir da publicação da norma no DOU (Diário Oficial da União).
A medida foi votada durante reunião extraordinária da Diretoria Colegiada do órgão regulador realizada nesta 4ª feira (1º.mar.2023). Com a decisão, o uso de máscara passará a ser só facultativo aos passageiros.
O uso de máscara em aeroportos e aeronaves havia deixado de ser obrigatório em agosto de 2022, porém o crescimento de casos de covid a proteção voltou a ser exigida em novembro.
Em maio de 2020, a Anvisa e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiram normas de segurança para o enfrentamento da covid-19 nos terminais e nas aeronaves. Na ocasião, os 2 órgãos reforçaram a importância do uso de máscaras durante toda a duração das viagens.
A obrigatoriedade da proteção, no entanto, veio por meio da RDC (Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa) 456, de 17 de dezembro de 2020. Em 12 de maio de 2022, o colegiado manteveo uso de máscaras em aviões e aeroportos por considerar que não era possível “abrir mão” naquele momento.
Na ocasião, a diretoria permitiu o retorno dos serviços de bordo em voos nacionais, também suspensos em dezembro de 2020.
Segundo dados atualizados nesta 4ª feira (1º.mar) pelo Ministério da Saúde, foram confirmados 81 novas mortes por covid nas últimas 24 horas. Ao todo, são 699.087 vítimas da doença no Brasil desde o início da pandemia.
Foram contabilizados 14.706 novos casos no mesmo período. No total, o país soma 37.052.936 diagnósticos confirmados.