segunda, 27 de julho de 2026

Anvisa aprova novo medicamento inovador para tratamento de tipo agressivo de câncer no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Columvi (glofitamabe), desenvolvido pelo laboratório Roche, para o tratamento de um tipo de câncer agressivo que atinge o sistema linfático. A decisão foi oficializada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (20) e amplia as opções terapêuticas para pacientes adultos no país.

O remédio é indicado em combinação com os quimioterápicos gencitabina e oxaliplatina para tratar casos do linfoma difuso de grandes células B. A indicação contempla pacientes com a doença em estágio refratário — quando o tumor não responde aos tratamentos convencionais — ou recidivante, ou seja, quando o câncer volta a se manifestar. A terapia também beneficia pessoas que não podem passar pelo transplante de células-tronco.

Classificado pela Anvisa como uma inovação relevante para a oncologia, o Columvi é um anticorpo biespecífico que atua redirecionando as defesas do próprio organismo para combater as células do tumor. O linfoma difuso de grandes células B atinge cerca de 4 mil pessoas por ano no Brasil e tem evolução rápida. De aplicação intravenosa e sem necessidade de internação, o tratamento dura cerca de oito meses e, segundo estudos publicados na revista The Lancet, reduziu em 41% o risco de morte em comparação com as terapias tradicionais.

Notícias relacionadas