O burrito (uma fatia fina de massa, enrolada e recheada com diversos ingredientes, como carne, feijão e queijo) é uma iguaria de origem mexicana, certo?
Errado. Pelo menos na Coreia do Norte. Uma bizarra propaganda no país comunista alega que o burrito foi criado em 2011 por Kim Jong-il — o falecido pai do atual líder supremo, Kim Jong-un —, de acordo com o jornal oficial do regime “Rodong Sinmun”, citado em reportagem do “Metro”.
A reportagem acrescentou que Kim Jong-il, assim como o seu sucessor, mantinha um “grande interesse” em burritos. Imagens mostram norte-coreanos saboreando lanches em uma barraca do lado de fora da fábrica de alimentos de Kumsong.
Um vídeo feito pelo governo descreveu a refeição como um “embrulho de trigo” para uma população que luta contra a escassez de alimentos. O burrito norte-coreano, alega a propaganda, logo virou um sucesso nas ruas de Pyongyang, a capital do país.
A transmissão do vídeo na única TV do país asiático também mostrou um mural de Kim Jong-il sorrindo em uma cozinha onde burritos estavam sendo preparados.