Após o dia 28 de novembro, o consumidor somente pode realizar a comprar de antibióticos em farmácias e drogarias de todo o País apresentando duas vias de uma receita de controle especial, sem rasuras e de forma legível.
A primeira via ficará retida no estabelecimento e a segunda será devolvida ao paciente. A validade da receita passa a ser de apenas dez dias após a prescrição do profissional.
A resolução da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabelece critérios para embalagem, rotulagem, dispensação, e controle de medicamentos de substâncias classificadas como antimicrobianos e, ainda, faz parte do plano de ação da agência para impedir o aumento de casos de infecção pelas chamadas superbactérias como Klebisiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC).
A farmacêutica responsável pelo Centro de Saúde, de Valentim Gentil, Cintia Maria Belei, explica que é muito importante esse controle, porém, também é preciso usar o medicamento durante o período correto, não cortar o comprimento, nem misturá-lo com outras substâncias, pois isso pode reduzir o seu efeito ou provocar outros sintomas.
“Na maioria dos casos, as pessoas que procuram tomar antibiótico em farmácia têm um quadro viral. Esse quadro viral não vai ter nenhuma resposta ao antibiótico”, declara Cintia, que ainda destaca: “todos os médicos do Centro de Saúde estão conscientizados sobre essa determinação”.
O Centro de Saúde de Valentim Gentil fica localizado na Avenida Cavalin, nº 733, região central do município. O horário de funcionamento da farmácia é das 7h30 às 18h, segunda a sexta-feira.