Uma série de incêndios atingiu a região de Andradina nos últimos dias, causando prejuízos ambientais e colocando em risco a vida de animais. Um dos casos mais graves envolveu uma anta que ficou gravemente ferida após um incêndio em um canavial.
Anta ferida em incêndio
Na última quinta-feira (12), uma anta foi encontrada desorientada e com queimaduras em um canavial próximo a uma usina de açúcar e álcool em Andradina. O animal, que está ameaçado de extinção, precisou ser resgatado com ajuda de uma pá carregadeira e foi encaminhado para tratamento especializado em Jundiaí.
Incêndios em larga escala
Além do caso da anta, outros incêndios de grandes proporções atingiram a região, como em São José do Rio Preto, Castilho e Itapura. Em Rio Preto, um redemoinho de fogo impressionou pela intensidade e causou danos em uma pastagem. Em Castilho, uma grande área de canaviais, pastagens e áreas de preservação permanente foi consumida pelas chamas. Em Itapura, um incêndio próximo à Rodovia Gérson Dourado de Oliveira causou a interdição temporária de uma estrada.
Causas e consequências
As causas dos incêndios ainda estão sendo investigadas, mas a estiagem e as altas temperaturas contribuem para o aumento do risco de queimadas. Os incêndios em áreas rurais causam diversos prejuízos, como a destruição de habitats naturais, a poluição do ar e a perda de biodiversidade. Além disso, as queimadas podem gerar prejuízos econômicos para agricultores e pecuaristas.
Combate às chamas
Corpo de Bombeiros, brigadas de incêndio de usinas e moradores trabalharam para controlar as chamas. Apesar dos esforços, os incêndios causaram danos significativos.