sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

ANP alerta sobre os postos que usam álcool a mais na gasolina

Além do incômodo de pagar caro pela gasolina o consumidor deve se preocupar com a qualidade do produto. É que existem vários postos e distribuidores que não cumprem a legislação…

Além do incômodo de pagar caro pela gasolina o consumidor deve se preocupar com a qualidade do produto. É que existem vários postos e distribuidores que não cumprem a legislação na hora de misturar álcool e gasolina. A quantidade máxima permitida é de 23%.

A Agência Nacional do Petróleo afirma que, em 2005, autuou um posto, em São Paulo, que foi encontrado mais de 90% da substância no combustível. Mas o consumidor tem uma arma a seu favor. Sempre que quiser, o motorista pode pedir para que o posto faça um teste, no local, para validar a qualidade de gasolina. O Conhecido “teste da proveta” determina em quinze minutos se a quantidade de álcool é superior à prevista pela lei.

O teste é simples. A pessoa responsável pelo posto mistura uma mesma quantidade de água com sal ao combustível, para que o álcool se separe da gasolina. É bom lembrar que esse tipo de gasolina pode causar danos ao motor do veículo, como o aumento no consumo, a perda de potência do carro e o rateamento do carburador.

Se você se sentiu prejudicado por algum posto com gasolina adulterada, denuncie-o para a ANP. O telefone é 0800 970 0267. A ligação é gratuita. Outra alternativa é procurar o Procon mais perto de casa.

Notícias relacionadas