quarta, 20 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ano novo livre de dívidas, é o que todos querem

Faltam dois meses para o fim do ano, portanto, ainda dá tempo de planejar e colocar em prática uma das principais promessas para o Ano-Novo: arrumar a casa e entrar…

Faltam dois meses para o fim do ano, portanto, ainda dá tempo de planejar e colocar em prática uma das principais promessas para o Ano-Novo: arrumar a casa e entrar 2010 sem dívidas. Segundo especialistas, embora o ideal seja fazer um planejamento financeiro ao longo do ano, a tarefa de última hora não é tão difícil quanto parece. Só exige disciplina.

O primeiro passo é manter a calma, sentar e fazer as contas. É preciso saber exatamente o quanto deve, o quanto precisa reservar para as despesas ordinárias até o fim do ano e extraordinárias e o quanto sobra para pagar as dívidas. E esta é a hora ideal para pagar contas já que as empresas têm até 30 de novembro para pagar a primeira parcela do 13º salário.

Com a casa em ordem, o consumidor tem de ter em mente que o endividamento zerado é fundamental para o equilíbrio financeiro em 2010. Com as contas pagas, poderá entrar em 2010 com a situação financeira mais confortável.

Caso o endividamento seja maior que a capacidade de sanar as contas com o dinheiro que entra no fim do ano, a saída é sentar com o credor e renegociar o pagamento da dívida parcelada. Não existe tranquilidade mai-ro do que ter sua vida financeira equacionada.

O planejamento financeiro passa necessariamente pela ela-boração de um orçamento do-méstico mensal que deve come-çar a ser feito ao longo do ano, segundo o economista Hipólito Martins Filho, delegado do Con-selho Regional de Economia (Corecon). Caso isso não tenha ocorrido em 2009, o 13º salário é uma excelente oportunidade para sair do vermelho. É fundamental ainda que toda a família tenha ciência do problema para ajudar a pensar na solução e também cortar despe-sas desnecessárias. Caso contrário, a bola de neve irá aumentar.

Notícias relacionadas