Com os termômetros marcando mais de 30ºC, quem também sofre com esse calor são os animais.
Profissionais do Zoológico Municipal Missina Palmeira Zancaner, de Catanduva, pensaram em algo para refrescar e amenizar o calor: todos os animais têm direito a picolé e banho de mangueira.
A veterinária Fernanda Cassioli de Moraes explica que o calor pode esconder perigos para os animais, inclusive os silvestres que fazem parte do Zoológico Municipal.
Segundo ela, a alta temperatura, associada a uma ampla variação na umidade do ar, pode predispor uma série de problemas de saúde, como a hipertermia ou insolação. “Para evitá-la, os animais são submetidos a banhos de mangueira e algumas espécies, que gostam de nadar, podem se refrescar nos tanques distribuídos nos recintos.”
Ela afirma que o picolé é feito com suco e pedaços de frutas congelados. “Aos felinos, é fornecido o ‘picolé’ de carne congelada. Importante destacar que esses ‘sorvetes’ contêm alimentos que normalmente fazem parte da dieta deles, e que essa atividade não é feita diariamente, senão deixa de ser novidade”, orienta.
Também nas altas temperaturas, a atenção é voltada para os parasitas externos como pulgas e carrapatos encontram condições ideais para a reprodução e dessa forma, os animais ficam mais expostos e propensos a infestação. (Com informações do Diário da Região)