O futebol tem dessas… Indiscutivelmente o jogador mais xingado e escrachado de todo o elenco do Corinthians, foi logo André um dos responsáveis por fazer a Arena explodir de emoção.
Na noite deste sábado, jogando em sua casa, o camisa 9 saiu do banco aos 32 minutos do segundo tempo e, aos 44, foi o autor do gol que salvou o Corinthians da derrota para o Coritiba, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. No minuto final – o futebol tem dessas, não? – Uendel, de cabeça, virou o marcador. Placar final: 2 a 1.O tento de André foi o primeiro dele no Nacional e o primeiro desde a semifinal do Campeonato Paulista, quando marcou duas vezes sobre o Grêmio Osasco Audax. Foram sete jogos de jejum do centroavante.
O gol de abertura do placar, entretanto, foi do Coritiba. Aos 46 minutos do primeiro tempo, Dodô puxou contra-ataque mortal e lançou na medida para Negueba, que avançou e bateu de pé direito, no canto do goleiro Walter.
Curiosamente, o atacante não marcava um golzinho sequer desde o dia 7 de novembro do ano passado, quando foi às redes justamente sobre o “Timão”.
Após o gol de empate de André, aos 44 minutos, que levantou a torcida alvinegra na Arena, o Corinthians não perdoou a forma como o Coritiba se retrancou em sua área. Aos 49 minutos – o jogo ia até 50 – após cruzamento da esquerda, o lateral Uendel apareceu como um centroavante perto do goleiro Wilson e testou sem chances para o arqueiro alviverde.
Com a vitória, o Corinthians assume de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro com 13 pontos, mesmo número do Internacional, que joga nesse domingo, fora de casa, contra o Vitória-BA. Na próxima rodada, o time comandado por Tite tem clássico marcado contra o rival Palmeiras, no Allianz Parque, domingo, às 16h (de Brasília).
Já o Coritiba segue afundado na vice-lanterna da competição, com apenas quatro pontos ganhos. Na sétima jornada, os alviverdes recebem o Sport, no Couto Pereira, domingo, às 11h (de Brasília).
De quebra, o time do Parque São Jorge manteve um longo tabu. A última derrota corintiana em solo paulista aconteceu há 13 anos, no já longínquo ano de 2003. Em 13 de julho daquela temporada, o Coritiba levou a melhor, por 1 a 0, no Estádio do Morumbi, na zona sul da cidade.
De lá para cá, foram nove partidas, sete vitórias do Corinthians e outros dois empates. Desde o mesmo ano, o “Coxa” bateu os paulistas apenas uma vez, contabilizando jogos no Paraná ou em São Paulo.