Vinte e seis aeroportos de 22 Estados do país receberão R$ 42 milhões para iniciar reformas ainda este ano. A decisão da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que aprova a liberação dos recursos foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União.
Entre as obras previstas estão recapeamento, ampliação e construção de pistas, pátios de estacionamento de aeronaves e cercas de proteção. De acordo com a assessoria da Anac, a definição dos aeroportos que passarão pelas reformas foi feita com base em critérios como infra-estrutura proposta, potencial turístico da localidade e população do município.
O repasse das verbas será feito após a assinatura de convênio entre os Estados e a União, o que, segundo a portaria, deve ser feito até o dia 10 de dezembro. As reformas fazem parte da segunda etapa do plano de investimentos de 2007 do Programa Federal de Auxílio de Aeroportos.
De acordo com a assessoria da Anac, a primeira etapa ocorreu em março, com a liberação de aproximadamente R$ 13 milhões.
Beneficiados – Os 22 Estados que receberão verba para reformar os aeroportos são: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Pauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.