A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) abriu consulta pública para criar regras e obter sugestões para a criação de áreas de segurança nas pistas dos aeroportos brasileiros. A consulta deve ocorrer até o dia 31 deste mês de outubro.
A abertura da consulta ocorre quase três meses após o acidente com o Airbus da TAM, no dia 17 de julho deste ano, que matou 199 pessoas. A aeronave não conseguiu pousar no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. O avião atravessou a pista e caiu sobre um galpão da empresa, que ficava de frente com a cabeceira da pista.
As recomendações para a realização das obras devem seguir as características do país, como prevê a Convenção de Aviação Civil Internacional, também conhecida como Convenção de Chicago,
O órgão responsável por receber as sugestões e orientações da consulta é a Infraero (estatal que administra os aeroportos). O formulário para a consulta está no site da Anac.
Após o término do período de consulta pública, a Anac deve se reunir com os órgãos envolvidos e interessados para discutir as propostas e fazer o planejamento das obras.