domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ana Bim responde por crime de Improbidade Administrativa na Justiça Federal e no TRF

A prefeita de Fernandópolis Ana Maria Matoso Bim responde a dois processos em andamento na Justiça Federal de Jales, um por Ação Civil de Improbidade Administrativa e a outra Ação…

A prefeita de Fernandópolis Ana Maria Matoso Bim responde a dois processos em andamento na Justiça Federal de Jales, um por Ação Civil de Improbidade Administrativa e a outra Ação Penal, todos movidos pelo procurador da República Thiago Lacerda Nobre.

Em um dos processos, Ana Bim é acusada de possíveis crimes ocorridos em uma licitação quando administrava a cidade em 2008. O fato teria gerado em um convênio com o Ministério do Turismo, verba conseguida por meio do então deputado federal Etivaldo Vadão Gomes para ser investida na Expô Fernandópolis, na época, presidida pelo ex-vereador Alcides Samenzati.

A ação criminal também envolve outras pessoas que teriam participado do certame e também aparece no processo que está em andamento na Justiça Federal. Em fevereiro a Procuradoria, por meio de carta de ordem, solicitou que a prefeita fosse ouvida no Fórum de Fernandópolis. Após o depoimento o ato foi enviado a Justiça de Jales, mas como a prefeita tem foro privilegiado, a ação penal foi encaminhada ao Tribunal Regional Federal em São Paulo e está aguardando desfecho.

Já a ação civil segue em julgamento pela Justiça Federal de Jales e mais uma vez nova carta de citação já foi expedida no dia 1 de outubro para que a prefeita de explicações a Justiça sobre possíveis fraudes na contratação de shows agenciado por uma empresa, ferindo o princípio da Lei de Licitação.

Além deste, Ana Bim responde a outro processo por Improbidade administrativa, revogação e anulação de ato administrativo. O valor da causa está avaliado em R$ 1.297.277,00.

Acompanhe a consulta dos processos:

Notícias relacionadas