Um visitante bastante incomum chamou a atenção no município de Nova Independência (SP), localizado a cerca de 140 km de Araçatuba (SP), nesta segunda-feira (27). Um tamanduá-bandeira, animal silvestre ameaçado de extinção, foi flagrado na porta da UBS (Unidade Básica de Saúde) Lenir Spazzapan, no centro do município de pouco mais de 4 mil habitantes.
Era por volta das 4h da manhã quando trabalhadores de uma usina chegaram à praça da Matriz para esperar pelo ônibus e avistaram o animal. O Corpo de Bombeiros de Andradina (SP) foi acionado para capturar o tamanduá, considerado de porte médio.
De acordo com os bombeiros, o animal não apresentava nenhum ferimento e por esse motivo foi devolvido a seu habitat natural. O tamanduá foi solto em uma área de mata fechada.
A orientação é que, em casos semelhantes, as pessoas sempre acionem o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Ambiental para a captura segura de animais silvestres.
RISCO DE EXTINÇÃO
O tamanduá é um dos maiores mamíferos do País, medindo entre 1,8m e 2,2m (adulto) e pesando até 41kg. Por ser muito antigo, é considerado por pesquisadores um “fóssil vivo”. É um animal importante para o meio ambiente, pois faz o controle de formigas e cupons.
No entanto, a vulnerabilidade da espécie preocupa. No caso do tamanduá-bandeira avistado em Nova Independência, um terço da população desapareceu nos últimos 25 anos.
O animal sofre com caçadores e queimadas, além de ser uma das espécies da fauna brasileira que mais morre nas estradas do País.