A Estância Turística de Santa Fé do Sul deverá ter em funcionamento até Julho, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME). O AME é uma unidade de alta resolutividade que conta com modernos equipamentos. Por meio deste sistema de atendimento, o paciente poderá realizar consultas e exames no mesmo dia e, se houver necessidade, ser encaminhado para tratamento especializado na mesma data.
Em Santa Fé o AME atenderá a 17 especialidades que são: Alergologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Obstetrícia – Alto Risco, Oftalmologia, Neurologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia. A expectativa é que inicialmente sejam realizadas 8 mil consultas mensais. O atendimento prestado no AME é destinado somente para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que deverão ser encaminhados ao ambulatório pelas Unidades de Saúde da Família.
Com o AME os atendimentos serão mais ágeis e o deslocamento desnecessário será evitado. O novo modelo de serviço de saúde foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo para tornar mais rápido o atendimento aos pacientes e desafogar os hospitais do Estado.
Além das 17 especialiadades, o AME oferecerá ainda consultas não-médicas, que correspondem aos atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição. A previsão é de, inicialmente, 400 atendimentos mensais para as consultas não médicas. Os exames realizados no ambulatório serão: Audiometria, ECG, Ecocardiograma, Holter, Teste Ergométrico, Raios- X, Ultrassom, Mamografia, Densitometria Óssea, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, EEG, Eletroneuromiografia, Espirometria, Nasofibrolaringoscopia, Endoscopia Digestiva, Colonoscopia, Broncoscopia, Retossigmoidoscopia, Medicina Nuclear, Hemodinâmica/Radiologia Intervencionista, Patologia Clínica e Anátomo Patológico.
Serão atendidos no AME de Santa Fé pacientes dos municípios de Rubinéia, Três Fronteiras, Santa Clara d’Oeste, Santa Rita d’Oeste e Nova Canaã Paulista.